Quiropraxia na Pediatria

A saúde na infância tem um impacto profundo na qualidade de toda a vida do indivíduo. Este é um assunto que desperta interesse geral, pois se pode nesta importante fase de formação, prevenir uma série de problemas posteriores (1).

A Quiropraxia contribui para o cuidado com a saúde por meio da manutenção da integridade do Sistema Nervoso, através da coluna vertebral, e a sua influência sobre os demais sistemas corporais. Os quiropraxistas fundamentam-se na capacidade inata que cada indivíduo tem de manter-se saudável. A profissão também possui um plano preventivo que promove a homeostase (2,3). A maioria desses profissionais tem como chave principal o ajustamento para a redução do Complexo de Subluxação Vertebral (CSV)(4).

Sabe-se que uma das funções da coluna é proteger parte do sistema nervoso, que por sua vez é responsável por exercer e regular todas as funções do nosso corpo. Muitos CSVs são livres de sintomas e não resultam em hospitalização, porém interferem na capacidade inata do corpo de manter-se saudável (5).

Disfunções neuromusculoesqueléticas em pediatria podem ocorrer por diversos fatores: complicações na gestação e no parto, exageros físicos, pequenos acidentes do dia-a-dia e brincadeiras de grande impacto. Segundo Davies e Anring, uma pequena condição ou acontecimento na infância pode produzir um CSV que se tratado (amenizado ou eliminado) na fase pediátrica poderá evitar outros 50 na fase adulta (4,5). Como questão preventiva, faz-se a busca por CSV e intervenções quiropráticas no mínimo uma vez a cada seis meses (5).

Portanto, os  quiropraxistas podem desempenhar um papel significativo na implementação da saúde e qualidade de vida baseada na prevenção de doenças e no tratamento não medicamentoso destinado a bebês, crianças e adolescentes (1).

REFERÊNCIAS: 1 – HARTVIGSEN, Jan; HESTBAEK, Lise; JORGENSEN, Annette. A description of children and adolescents in Danish chiropractic practice: results from a nationwide survey. Disponível em:  <http://www.jmptonline.org/article/S0161-4754%2809%2900214-0/abstract>. 2 – CHAPMAN-SMITH, David. Quiropraxia uma profissão na área da saúde. 1. ed. São Paulo: Anhembi Morumbi, 2001. 3 – BARHAM-FLOREANI, Jennifer. Well Adjusted babies. 2. ed. Austrália: Vitality Productions Pty Ltd, 2009.  4 – DAVIES, Neil J.. Chiropractics Pediatric – a clinical handbook. Austrália: Churchill Livingstone, 2000. 5 – ANRIG, Claudia A., PLAUGHER, Gregory. Pediatric chiropractic. Estados Unidos: Lippincott Williams & Wilkins, 1998.

Posso ajudar?