Tomar o Controle
Hoje compartilho com vocês um texto do quiropraxista americano Joseph B. Strauss, traduzido e adaptado pela quiropraxista brasileira Viviane Rocha.
“Com o começo da semana muitas pessoas fazem uma lista de mudanças que gostariam para suas vidas…”
Um dos desejos mais frequentes está relacionado sempre com saúde. E por isso que gostaria de falar-lhes sobre porque depende de você como ter o controle de sua saúde.
Existe um velho ditado “todo mundo quer o céu, mas ninguém quer morrer” eu sinto que o mesmo se sucede com a saúde. Todo mundo quer estar mais saudável, mas ninguém quer fazer as coisas necessária para alcançá-la. De fato, a saúde vem de dentro de você. Você não pode comprar saúde em uma farmácia. A saúde não pode ser dada por outra pessoa. Ela não é contagiosa. Você pode ter uma predisposição genética dada por seus pais, mas isso é apenas uma tendência.
Essa pré-disposição tem que ser ativada por nós, por nossas decisões e ações. Essas decisões e ações são literalmente a diferença entre a vida e a morte.
Sem dúvida, o mais importante para que experimente qualidade de vida e saúde, é reconhecer e aceitar que SOMENTE VOCÊ é responsável pela sua saúde. Você até pode receber informações, conselhos, atenção ou tratamento de outras pessoas ou profissionais, em última instância você é responsável por utilizar o que foi te oferecido. Essa é realmente a maneira que deveria ser.
Ninguém deve se preocupar mais com você do que você mesmo. Ninguém é capaz de entender o que está passando no seu corpo melhor do que você. Ninguém pode entender as necessidades do seu corpo melhor do que você. Ninguém vai sofrer as consequências de suas atitudes ou ter seus benefícios mais do que você. Se aumenta dez anos ou se tira dez anos da sua vida, é da sua vida.
A ideia de ter o controle e responsabilidade por sua própria saúde é um conceito relativamente recente. Através da história, a saúde das pessoas era assumida por outros mais cultos e poderosos da sociedade. Curandeiros, médicos e xamãs, se encarregavam de assuntos sobre saúde e doença, influenciando assim a comunidade ou povoado.
Hoje em dia se estima que talvez metade da população visitem as chamadas “medicinas alternativas”. É uma maneira dessas pessoas estarem tomando o controle de sua saúde. Eles estão elegendo alternativas porque:
1- Estão insatisfeitos com a medicina tradicional por alguma razão.
2- É mais coerente de entender.
3- Não há uso de drogas.
4- É o resultado que faz sentido.
Qualquer que seja o caso, está claro que um segmento da população está tomando o controle da sua saúde, independente de assistência médica tradicional.
Lamentavelmente muitas pessoas estão projetando o controle da sua saúde aos profissionais da saúde alternativa. Dar o controle da saúde a qualquer profissional definitivamente não é a melhor opção para sua saúde e bem-estar.
O conhecimento e experiência profissional deveria coincidir com suas necessidades, desejos, conhecimentos e expectativas. O que deve ficar claro é que o controle e a responsabilidade da sua saúde recaem sobre sua pessoa. Sem essa decisão e compromisso, NUNCA poderá experimentar o máximo de sua saúde. Uma vez tomado essa decisão com consciência, estará pronto para aprender como encarar a vida.