O Terceiro Paradigma

Hoje vamos falar um pouco sobre os perfis da Quiropraxia, segundo Reggie Gold, um dos profissionais americanos mais reconhecidos da profissão.

De uma forma simples: existem três paradigmas dentro da Quiropraxia e todo profissional se enquadra em um deles para atuar.

Adivinhe em qual o Lar Quiropraxia se enquadra?

Paradigma 1: afirma que a Quiropraxia cura todas as doenças. Os praticantes desse paradigma, mesmo que sejam extremamente raros, viveriam por slogans como “O poder que fez o corpo cura o corpo”. Eles esquecem de mencionar, no entanto, que embora seja verdade que o único poder que cura o corpo é o poder que fez o corpo, às vezes nem isso é suficiente. Algumas pessoas chegaram a um ponto em que eles não são capazes de se curar. A pretensão de que todas as pessoas doentes começam a ficar bem quando ajustadas apenas nos mantém ridículo. Outro slogan afirma que “a Quiropraxia ajuda as pessoas doentes a ficarem bem”, sem acrescentar a palavra necessária, ”às vezes”, o que a tornaria verdadeira. Este slogan, mesmo que fosse verdadeiro, seria oferecer tratamento quiroprático apenas para pessoas doentes e negá-lo para aqueles que ainda não estão doentes ou com sintomas clínicos.

Paradigma 2: esse segundo paradigma afirma que apenas algumas pessoas doentes ficam melhores quando as suas subluxações vertebrais são corrigidas. Por causa da natureza de sua doença, ou estágios avançados da doença, elas necessitam de intervenção médica ou terapia adjuvante.

Este paradigma de tratar alguns pacientes e encaminhar outros parece lógico e é a forma mais provável que temos de ganhar respeito da comunidade de profissionais da saúde.

Este paradigma representa o pensamento da grande maioria dos quiropraxistas. Mesmo que haja desacordo de como os pacientes devem ser tratados, quando encaminhar esses pacientes para médicos, e quais os tratamentos que devemos administrar no consultório de Quiropraxia, esse segundo paradigma está cordialmente subscrito pelas duas maiores associações nacionais.

Alguns dizem que a prática sem diagnóstico seria perigosa. Sugiro que nada é mais perigoso do que diagnósticos incompetentes. Todos os anos, dezenas de milhares de pessoas doentes visitam quiropraxistas deste segundo paradigma.

Pessoas que vão para quiropraxistas queixam-se de uma variedade de problemas, o que podem ser a manifestação de subluxação vertebral, ou poderia facilmente ser sintoma de alguma outra coisa, possivelmente uma doença que coloque a vida em risco.

Em vez de praticar a Quiropraxia, o quiropraxista faz um exame médico de diagnóstico médico, seguido de um relatório médico de resultados em que o quiropraxista afirma ter identificado a causa do problema.

O Paradigma 1 é obviamente estúpido. É tão estúpido que ninguém realmente acredita nisso. Ninguém acredita que toda doença é causada por subluxação vertebral, e deve ser afastado para que ninguém se machuque por este paradigma, exceto o quiropraxista que tenta ganhar a vida com isso. O Paradigma 2, no entanto, parece lógico. É vendável e, subsequentemente, perigoso. Se o paradigma 1 é estúpido, e o paradigma 2 é perigoso, vamos considerar um terceiro paradigma.

O terceiro paradigma: é aquele que milhares de quiropraxistas praticam em suas famílias, mas se esquecem de oferecê-lo ao público. O terceiro paradigma não é nem baseado em uma alegação de curar todas as doenças e nem uma tentativa de antecipar quais doenças ou condições podem ser curadas ou amenizadas se as subluxações vertebrais forem corrigidas. Na verdade, ela não tem nenhuma base de tratamento da doença. É totalmente não terapêutica em sua intenção e prática.

A Quiropraxia afirma que uma subluxação vertebral, por sua própria existência, inibe a capacidade do corpo para expressar plenamente o seu potencial inato. Cada subluxação vertebral, por definição, inclui alguma alteração da função do nervo de um estado de perfeição para um estado comprometido. Portanto, as pessoas com subluxações vertebrais seriam melhores sem subluxações.

Não importa se uma pessoa subluxada tem uma doença ou se qualquer doença seria melhor tratada por manipulação ou por outro tratamento. A presença ou ausência de doença é irrelevante. Todo ser humano, doente ou saudável, recém-nascidos ou idosos, independentemente de nutrição, exercício, ocupação, sexo, raça, religião ou outros fatores da vida, serão melhores sem subluxação vertebral.

Por que então alguns quiropraxistas e organizações querem limitar a correção das subluxações para determinadas categorias e condições musculoesqueléticas, por exemplo?

Uma pessoa com AIDS ou câncer terminal seria melhor com subluxações ou sem subluxações? Restringir a Quiropraxia somente para pessoas doentes é tão estúpido como restringir vitamina C somente para pessoas que tem gripe. Além disso, tentar tratar a doença por manipulação pode atrasar o tratamento adequado colocando uma vida em perigo.

Vivemos em um país que gasta bilhões de dólares por ano no tratamento de doenças e enfermidades, mas pouco investe em saúde. Nossa profissão de Quiropraxia tem a missão de levar o mundo a um novo e mais inteligente modo de pensar, não seguindo os erros do passado.

O terceiro paradigma não é sobre saúde e doença. O terceiro paradigma reconhece que a subluxação prejudica mais do que apenas a perda de potencial de saúde; a subluxação vertebral traz a perda de todos os outros aspectos do potencial humano. O sistema nervoso é o sistema de coordenação em que os incontáveis bilhões de células do corpo interagem em harmonia para expressar a mente, o corpo, o espírito, a emoção, o talento artístico, a velocidade, a resistência, a coordenação e as relações familiares. A subluxação vertebral é uma causa de desarmonia a esta bela coisa que chamamos de vida.

Os paradigmas 1 e 2 são a respeito de dores nas costas; o terceiro paradigma é sobre a VIDA!

Posso ajudar?