Técnica Sacro Occipital (SOT)
É assim chamada devido a relação entre o sacro (osso com cinco vértebras fusionadas, na base da coluna) e o osso occipital (base do crânio). Esses são pontos de inserção para a membrana (dura-máter) que recobre o cérebro e a medula espinal (sistema nervoso central). Entre a membrana e essas estruturas circula o líquor, líquido responsável por alimentar, eliminar resíduos, proteger o sistema nervoso de pequenos impactos e oferecer um meio ideal para a condução do impulso nervoso, justificando sua função de vital importância para uma saúde perfeita.
O movimento rítmico regular entre os ossos sacro e occipital é o responsável por fazer com que o líquor circule ao longo de todo sistema nervoso.
COMO FUNCIONA O SEU CORPO…
O sistema nervoso é o principal sistema de controle do corpo humano, é ele quem coordena todos os tecidos, órgãos e sistemas do nosso corpo. Esse controle ocorre através de impulsos nervoso gerados no cérebro e transmitido para as raízes nervosas através da medula espinal.
SOBRE A TÉCNICA:
Durante meio século, o Dr. DeJarnette estudou todos os aspectos anatômicos e fisiológicos e identificou clinicamente que distorções na estrutura anatômica normal recai em 3 grupos. Ele as identificou como categorias I, II e III.
Ao nascer nosso corpo goza de uma saúde máxima. Com o passar do tempo, as vezes já durante o parto, vamos sofrendo estresses de diversas origens, obrigando nosso corpo a se readaptar.
Com o tempo nossa tolerância natural diminui, a capacidade de compensação e adaptação também ficam menor. Mudanças estruturais quase sempre imperceptíveis, principalmente na coluna e na pelve, começam a afetar o movimento rítmico entre o sacro e o occipital. A partir daí aparecem a dor e os sintomas.
O objetivo da técnica é estabilizar a pelve e a coluna para restaurar o equilíbrio normal do mecanismo que faz o líquor circular. Para uma pessoa enferma a quiropraxia vai restaurar a saúde através de correções estruturais que vão permitir ao corpo curar-se sozinho. Para uma pessoa saudável uma visita periódica irá assegurar uma correção precoce de distorções espinhal e possível falha no impulso nervoso.
No tratamento a técnica emprega o uso de blocos em forma de cunha em combinações especificas mediante ao uso de testes e ajustamentos. O diagnóstico é baseado na linguagem corporal em forma de testes neurológicos, músculos debilitados, áreas sensíveis e outros indicadores.