Lar Quiropraxia | Saúde | Benefícios | Bem-estar

A Quiropraxia

Conheça a Quiropraxia

É a profissão da área da saúde que mais cresce em todo o mundo. Cuidar da coluna vertebral é uma responsabilidade sua e traz benefícios para a sua vida.

Formas primitivas de “Quiropraxia” (manipulação articular) já existiam há milhares de anos, até mesmo Hipócrates, pai da medicina moderna, escreveu por volta de 500 a.C., um livro chamado “Manipulação e Importância da Boa Saúde” e outro chamado “Posicionando articulações com Alavanca”, e uma de suas frases mais famosas é “Adquira conhecimento da coluna, pois nela está a causa para muitas doenças.” Outro médico grego famoso, Claudius Galen, escreveu no segundo século “veja o sistema nervoso como a chave para saúde máxima.”

DD Palmer

A Quiropraxia começou, no dia 18 de setembro de 1895. Aconteceu no consultório do Dr. Daniel David Palmer; professor, curandeiro magnético e um grande estudioso do corpo humano. Dr. Palmer tentava entender a causa e os efeitos das doenças no corpo humano. Harvey Lillard, um zelador que trabalhava no seu consultório contou a ele que tinha problemas de audição há 17 anos. Este problema aparecera após ele ter se abaixado pra levantar um objeto pesado e ao fazer tal esforço, ouviu um “estalo” na coluna. Dr. Palmer percebeu uma proeminência nas costas do zelador e suspeitou que uma vértebra pudesse estar fora de “alinhamento”. Usando as mãos, com um movimento de pouca força e muita velocidade, ele “ajustou” a vértebra desalinhada. A proeminência foi reduzida e a audição do zelador restaurada por completo em alguns dias.

Dr. Palmer afirmou – “Um exame mostrou uma vértebra fora de sua posição normal. Eu raciocinei que se aquela vértebra fosse reposicionada, a audição do homem deveria ser restabelecida. Com este objetivo em mente, uma conversa de meia hora persuadiu o Sr. Lillard para que me permitisse reposicioná-la. Eu forcei-a em posição usando o processo espinhoso como uma alavanca, e logo o homem poderia ouvir como antes. Não houve nada acidental sobre isto, foi realizado com um propósito, e o resultado esperado foi obtido. Não houve nada grotesco sobre o ajuste; foi específico.”

A princípio Palmer pensou que tinha descoberto a cura para a surdez, mas posteriormente teorizou que a diminuição do fluxo nervoso pode ser a causa das doenças e que as vértebras da coluna mal posicionadas podem causar pressão sobre os nervos. Ele então começa a afirmar que se a coluna vertebral for corretamente posicionada, o corpo será mais saudável.

DD Palmer consultou seu amigo, o reverendo Samuel Weed, para que criasse um nome para essa sua nova descoberta que se tornaria uma profissão e uma forma de tratar da saúde. O reverendo então sugeriu o nome CHIROPRACTIC (QUIROPRAXIA), que vem das raízes gregas keirós (mão) e Práxis (realizar).

Nascia assim a Quiropraxia. Até hoje no dia 18 de Setembro é comemorado internacionalmente o dia do Quiropraxista.

A Quiropraxia é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde como uma profissão de atendimento primário de formação em nível superior. É a profissão da área da saúde que mais cresce em todo o mundo. Nos Estados Unidos já é a segunda mais utilizada pela população, atrás apenas da medicina. Faz parte do sistema de saúde de muitos países como EUA, Canadá, Austrália, Itália e Nova Zelândia.

Um profissional quiropraxista está habilitado a diagnosticar e corrigir as interferências nos nervos provocadas por vértebras mal posicionadas, alteração nomeada de Subluxação Vertebral (CID M99.1). Esses desalinhamentos vertebrais são comuns a todas as pessoas, em certos casos desde o nascimento.

As causas de subluxações variam de:
» Físicas (quedas, posturas inadequadas, traumas, contusões, parto),
» Emocionais (estresse, ansiedade, depressão)
» Químicas (medicamentos, drogas, fumo, alimentação, vacinas)

O sistema nervoso (cérebro, medula e nervos) é quem controla todos aspectos da vida, das batidas do coração à interpretação e compreensão dos estímulos, como som e imagem. Quando o sistema nervoso está funcionando perfeitamente, sem estresse ou irritação, o corpo fica livre para praticar o melhor de suas habilidades individuais. Em poucas palavras, uma coluna perfeita, com o sistema nervoso sem interferência é sinônimo de melhor qualidade de vida e expressão da vitalidade total.

A vida moderna está cheia de estresses negativos que criam interferências no sistema nervoso, motivo pelo qual todos devem ser avaliados com regularidade. Para ter o benefício máximo da Quiropraxia, ela deve ser utilizada desde o nascimento e de forma regular, segundo as orientações do profissional.

Atualmente milhões de bebês, crianças, adolescentes e adultos ao redor do mundo utilizam a Quiropraxia como parte de um estilo de vida saudável e gozam de seus benefícios preventivos. As subluxações causam disfunções nem sempre sintomáticas. Isso é o mais perigoso! Pois representa perda da saúde, do bem estar e do nosso potencial inato (inteligência do corpo para funcionar perfeitamente). Assim, faz sentido que todos recebam cuidados quiropráticos.

A Quiropraxia não é um tratamento médico e nem uma forma de massagem, ela é uma filosofia vitalista, uma ciência e uma arte que tem foco na vida, na saúde e no potencial inato do ser humano. Ela é para detectar e corrigir interferências nervosas.

A Quiropraxia é sobre a vida e é indicada para todas as pessoas e todas as famílias, com ou sem sintomas, que buscam viver em seu potencial máximo de saúde e bem-estar. É indicada para restaurar e potencializar o fluxo de energia vital que flui entre o cérebro e todas as células do corpo.

Muitas pessoas acreditam que a Quiropraxia é um tratamento para coluna ou dores em geral e acabam se privando dos verdadeiros benefícios que ela oferece. Embora os cuidados sejam associados a melhoras de doenças e sintomas, temos que ter em mente que só sentimos de 5% a 8% do nosso corpo, o que significa que a maior parte do controle é involuntário e inicialmente não perceptível. Sendo assim a Subluxação Vertebral se assemelha a diversas doenças que tem início silencioso (como diabetes, câncer, doenças cardíacas e outras) que já estão provocando a perda da saúde, mas ainda não se manifestaram através de sinais e sintomas.

Quiropraxia é recomendada para todos que desejam viver em harmonia, de cima para baixo e de dentro para fora, de forma não invasiva e não medicamentosa e sim potencializando a capacidade inata do corpo de se auto-curar e se auto-adaptar.

Existe uma lei natural que trabalha da seguinte maneira: se colocarmos cinco mulheres vivendo juntas por um certo período de tempo, em breve seus ciclos menstruais se harmonizaram e regularizaram com poucos dias de diferença entre todas. Essa lei é baseada na física quântica que mostra claramente que cada ser humano é um sistema energético e quando estão próximos por um período de tempo, assim como uma família, literalmente há uma conexão nos sistemas energéticos biológicos que começa a funcionar e vibrar na mesma frequência. Cada membro da família tem um efeito positivo ou negativo sobre cada um dos outros membros da família.

A Quiropraxia torna-se importante no programa familiar porque no momento em que se tem menos subluxação vertebral o organismo e o sistema nervoso vibram num nível maior, e isso vai influenciar todos os membros da família. Porém, se todos da família vivem livres de subluxações os benefícios se multiplicam em um nível quântico.

Desde o momento da concepção até a adolescência, a estrutura e fisiologia do sistema nervoso estão em desenvolvimento. Os primeiros 5 anos de vida são de extrema importância e a chave para a estruturação da vida adulta desejados a longo prazo.

O processo de nascimento já é naturalmente traumático para o sistema nervoso do bebê. É justamente na coluna cervical que temos as primeiras vértebras da coluna e onde passa a maior quantidade de informação do sistema nervoso que vai ser levada para cada célula do organismo e principalmente para a cabeça. 97% das pessoas no mundo tem uma das duas primeiras vértebras cervicais subluxada pelo processo do nascimento. Isso sem falar nos nascimentos que utilizam processos mais invasivos como cesárea ou fórceps em que uma força muito maior é aplicada sobre a coluna do bebê. Por isso a importância de checar a coluna do seu bebê logo após o nascimento.

Os pais que tem seus filhos ajustados desde o nascimento relatam que seus filhos estudam melhor, tem mais concentração, sentem-se mais felizes e relaxados, tem melhores relações, dormem melhor, são ágeis nos esportes, alimentam-se melhor, além de um funcionamento do sistema imunológico em sua máxima expressão, mais claridade e equilíbrio mental até o funcionamento otimizado dos sistemas corporais.

Quiropraxia é o investimento mais valorizado para aqueles que pagam pelo cuidado da vida! Melhor saúde, melhores habilidades, melhor função para você e sua família é impagável. Viver a vida livre de subluxações permite que cada membro da família tenha mais vitalidade e equilíbrio, o que evita muitos problemas da saúde não desejados a longo prazo.

Rolar para cima
Open chat